Você já pensou ou pensa em escrever um livro, uma autobiografia?

Essa história é muito intrigante pra mim. Eu sempre gostei muito de assistir entrevistas, bate-papo e tal... Acho que são momentos em que o entrevistado se desarma por ser surpreendido com certas perguntas, ou perguntas incertas. Diferente de uma análise profissional, em que a própria pessoa faz o caminho de investigação.

E quando a entrevista é com um escritor, principalmente sobre autobiografias, escuto sempre exclamações do tipo: “olha, não tinha pensado nisso...”, “isso dá um segundo livro, uma continuação”, “isso eu não pesquisei, mas é uma boa idéia”. Nesses momentos fica claro para mim, que o entrevistado fica meio angustiado, ou decepcionado, frustrado em não ter pensado naquela questão antes. Enxergo-o pensando, imaginando um livro diferente.

Então eu, que sempre escrevi coisas, projetos, protótipos, argumentos para serem desenvolvidos depois, inclusive autobiografia, e quis uma. O escritor biógrafo geralmente contrata um pesquisador que faz seus questionamentos ou ele mesmo desenha estas linhas de perguntas, para montar o conteúdo do livro. Prefiro aguardar mais entrevistas, sem a encomenda ou o vínculo de contrato comigo, mas vinda de forma espontânea, para então me certificar dos questionamentos realmente necessários ou, pelo menos, onde está a curiosidade popular em relação a minha pessoa ou à obra.